Por que os vômitos ocorrem, pop pediatria, dra maria tereza, gastropediatria, gastro, hepato, pediatria, pinheiros, são paulo, forçada, abdominal, fisiológico, nervoso, estímulos, medicamentos

Por que os vômitos ocorrem?

Vômito por definição é a expulsão oral forçada do conteúdo do estômago, associada à contração da musculatura abdominal e da parede torácica.

❗ O ato de vomitar pode ter um benefício fisiológico, uma vez que fornece um meio de expelir toxinas bem como de induzir uma aversão condicionada a elas.

‼️ A comunicação entre o trato gastrointestinal e o sistema nervoso central, que culmina no ato do vômito se dá através do nervo vago e de alguns neurotransmissores.

🧠 Lá no cérebro, áreas específicas recebem e processam o “recado”, devolvendo-o ao trato gastrointestinal e à musculatura envolvida. Em condições de doenças ou sob estímulos sensoriais, essas vias são ativadas de maneira inadequada e/ou exagerada.

💊 Os medicamentos disponíveis para aliviar a náusea e o vômito, foram pensados para agir especificamente em alguns pontos dessa interessante rede de interação.

Até mais,
Dra Maria Tereza Guiotti

//TAGS
Por que os vômitos ocorrem?, pop pediatria, dra maria tereza, gastropediatria, gastro, hepato, pediatria, pinheiros, são paulo, forçada, abdominal, fisiológico, nervoso, estímulos, medicamentos

Ainda tem duvidas? Conte comigo!

Dra. Maria Tereza Guiotti

Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica – FMUSP
Pediatria – FMUSP | CRM: 163314 | RQE: 900711

criação e gerenciamento