Doenca hemorragica do recem nascido pop pediatria dra maria tereza gastropediatria gastro hepato pediatria pinheiros sao paulo vitamina coagulacao gestacao placeta gastroinstestinal hemorragica

Doença hemorrágica do recém-nascido

A Doença Hemorrágica do Recém-nascido é uma condição rara, mas potencialmente grave, que ocorre quando o bebê nasce com baixos níveis de vitamina K. Ela é essencial para a produção de certos fatores de coagulação do sangue, e a sua deficiência pode levar a sangramentos anormais.

✅ A maioria dos bebês recebe vitamina K suficiente durante a gestação, através da placenta, ou após o nascimento, através do leite materno ou de suplementos. No entanto, alguns bebês nascem com deficiência de vitamina K, o que pode levar à doença hemorrágica do recém-nascido. Os sintomas incluem hemorragias na pele, sangramento do umbigo, sangramento na cavidade oral, gastrointestinal, entre outros.

❗ Para prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido, é recomendado que todos os bebês recebam uma dose de vitamina K logo após o nascimento. Essa prática é segura e eficaz na prevenção dessa deficiência.

👉🏻 Além disso, é importante que as gestantes tenham uma alimentação balanceada e recebam acompanhamento médico durante a gravidez para garantir que o bebê esteja recebendo os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

Até mais,
Dra Maria Tereza Guiotti

//TAGS
Doença hemorrágica do recém-nascido, pop pediatria, dra maria tereza, gastropediatria, gastro, hepato, pediatria, pinheiros, são paulo, vitamina K, coagulação, gestação, placeta, gastroinstestinal, hemorrágica

Ainda tem duvidas? Conte comigo!

Dra. Maria Tereza Guiotti

Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica – FMUSP
Pediatria – FMUSP | CRM: 163314 | RQE: 900711

criação e gerenciamento