Dislipidemia na infância

➡️ Termo que se refere ao aumento dos níveis de triglicérides e/ou de frações do colesterol, condição silenciosa que tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares na vida adulta.

✅ A grande maioria dos casos é adquirida, ou seja, decorrente de fatores externos (alimentação e hábitos de vida), representados principalmente pela obesidade.

⤵️ Quando realizar a triagem lipídica?
?? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP (2020), crianças sem fatores de risco para dislipidemia precisam ser triadas pelo menos uma vez entre os 9 aos 11 anos de idade e depois entre 17 e 21 anos de idade.

❗ O jejum não é obrigatório para a realização do exame e os valores de referência podem variar de acordo com a idade, condições genéticas e metabólicas, etnia e sexo.

‼️ A dislipidemia secundária à obesidade responde muito bem a mudanças no estilo de vida, tais como alimentação saudável e prática de atividade física aeróbica regular. No entanto, essas mudanças precisam ser perenes ao longo de meses para detectarmos esse impacto.

? O uso de medicamentos está indicado para algumas condições genéticas específicas e em casos mais graves e refratários.

Ainda tem duvidas? Conte comigo!

Dra. Maria Tereza Guiotti

Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica – FMUSP
Pediatria – FMUSP | CRM: 163314 | RQE: 900711

criação e gerenciamento