Diferenca entre sindrome e transtorno pop pediatria dra maria tereza gastropediatria inflamatoria doenca condicao especifica abdominal gastrointestinais

Diferença entre síndrome e transtorno

Na gastroenterologia, uma síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem juntos e que podem ter uma causa conhecida ou desconhecida, mas que não se encaixam em um diagnóstico específico. Por exemplo, a síndrome do intestino irritável é uma condição comum que pode causar dor abdominal, inchaço e diarreia ou constipação, mas não há uma causa conhecida específica para essa síndrome.

➡️ Por outro lado, um transtorno gastrointestinal é uma condição específica que pode ser diagnosticada através de exames e sintomas específicos.

🔅 Por exemplo, a doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, são transtornos gastrointestinais que envolvem inflamação crônica do trato gastrointestinal e requerem tratamentos específicos, incluindo medicamentos e mudanças na dieta.

✅ A diferença entre uma síndrome e um transtorno gastrointestinais é que um transtorno é uma condição específica que pode ser diagnosticada, enquanto uma síndrome é um conjunto de sintomas que não se encaixam em um diagnóstico específico.

Até mais,
Dra Maria Tereza Galvão Guiotti

//TAGS
Diferença entre síndrome e transtorno, pop pediatria, dra maria tereza, gastropediatria, gastro, hepato, pediatria, pinheiros, são paulo, inflamatória, doença, condição, específica, abdominal, gastrointestinais

Ainda tem duvidas? Conte comigo!

Dra. Maria Tereza Guiotti

Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica – FMUSP
Pediatria – FMUSP | CRM: 163314 | RQE: 900711

criação e gerenciamento