Dia mundial sobre doenca celiaca pop pediatria dra maria tereza gastropediatria gastro hepato pediatria pinheiros sao paulo doenca dia mundial vilosidades intolerancia imunologica

Dia mundial sobre doença celíaca

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Celíaca é celebrado anualmente em 16 de maio. Essa data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença celíaca, uma condição crônica do sistema imunológico que afeta o intestino delgado.

🌾 A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e derivados. Quando uma pessoa com doença celíaca consome alimentos ou produtos que contêm glúten, ocorre uma reação imunológica no intestino delgado, que danifica as vilosidades intestinais. Essas vilosidades são responsáveis pela absorção de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e carboidratos. Portanto, a doença celíaca pode levar à desnutrição e a uma série de problemas de saúde.

🔅 É importante destacar que a doença celíaca é uma condição crônica e não possui cura. A única maneira eficaz de gerenciar a doença é adotar uma dieta rigorosamente livre de glúten durante toda a vida. Isso significa evitar alimentos e produtos que contenham trigo, cevada, centeio e seus derivados, bem como qualquer alimento que possa estar contaminado com glúten durante o processamento ou preparação.

Até mais,
Dra Maria Tereza Guiotti

//TAGS
Dia mundial sobre doença celíaca, pop pediatria, dra maria tereza, gastropediatria, gastro, hepato, pediatria, pinheiros, são paulo, doença, dia, mundial, vilosidades, intolerancia, imunologica

Ainda tem duvidas? Conte comigo!

Dra. Maria Tereza Guiotti

Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica – FMUSP
Pediatria – FMUSP | CRM: 163314 | RQE: 900711

criação e gerenciamento