ALERTA! Hepatite Aguda

➡️ No início do mês de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um alerta sobre o surgimento de casos de hepatite aguda em crianças (5 meses a 11 anos de idade) em alguns países da Europa datados do início de outubro de 2021.

❗ Mais recentemente, o Centro de Controle de Doenças (CDC) americano relatou casos semelhantes, incluindo alguns de evolução para insuficiência hepática aguda e a positividade para ADENOVÍRUS.

✅ É importante contextualizar e informar que a hepatite aguda é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vários vírus, toxinas, medicamentos, autoimunidade, entre outros. Laboratorialmente apresenta-se como o aumento importante dos níveis de TGO/TGP (AST/ALT). A relação causal entre a infecção por adenovírus e hepatite aguda ainda é uma suspeita!

‼️ Até então, tal vírus não havia sido atribuído à lesão hepática, por isso o alerta dos órgãos internacionais para a testagem específica nos casos de hepatite aguda de causa desconhecida em crianças.

Até mais,
Dra Maria Tereza Guiotti

FONTE: https://www.instagram.com/p/Ccx1eqAucJb/?igshid=MDJmNzVkMjY=

// TAGS //

hepatite hepatiteaguda adenovirus hepatitea hepatiteb hepatitec figado doencasdofigado virus hepatologiapediatrica hepatologistapediatricasp hepatologiainfantil gastropediatra gastroenterologia gastrohepatoped dramariaterezaguiotti saopaulo

Ainda tem duvidas? Conte comigo!

Dra. Maria Tereza Guiotti

Gastroenterologia e Hepatologia Pediátrica – FMUSP
Pediatria – FMUSP | CRM: 163314 | RQE: 900711

criação e gerenciamento